segunda-feira, 25 de março de 2013

Emoção x Razão

Dia 21/03 tive a triste oportunidade de presenciar um acidente na descida da ponte general dutra, sentido Espirito Santo BR-101 ( conhecida cm rodovia da morte! ).

Infelizmente neste meu primeiro post relato a voçês, meus amigos o primeiro acidente que presenciei de perto em minha vida.
Foi assim: " Estava eu na BR-101 só, num ponto deserto, com medo, a esperar minha conduçao para casa, quando sem menos esperar ( pois sou muito distraida ) ouço o barulho de uma batida e os meus olhos correm até a direçao de onde vinha este som quando presenciei a cena, vi um carro ( táxi ) batendo na roda dianteira de uma moto que era guiada por um homem com um carona que foram lançados cada um ao chão em lados opostos.
Fico nervosa pois como disse no inicio me encontrava sozinha e só por isso já me amendrontada, mas como em todos acidentes em questão de segundos (que foi o tempo que levei para sair do ponto de onibus onde estava  e caminhar até mais a frente onde ocorreu o acidente) já tinha gente parando o transito, chamando os bombeiros, desviando os carros...enquanto eu, tentava e (graças a Deus) conseguia falar com o corpo de bombeiros (pois nesse momento eu tinha esquecido se o n° era 192 ou 193, depois fui saber que era 193 e que eu tinha ligado errado :/ ). Mas por fim estava eu perto daqueles dois homens onde um estava respondendo, lúcido e o outro encontrava-se agonizando". Agora chego ao ponto que me incitou a escrever este post. Como que uma situação de desespero como essa tem o poder de nos fazer ficar tao atemorizado e nos sentindo incapaz ao mesmo tempo que la do fundo brota uma vontade de socorrer, proteger, salvar...?( mesmo sentimento quando diante da morte) e foi assim que me senti; nos instantes em que se liga para os bombeiros e aguarda a chegada são momentos desesperadores e de desamparo no qual voçê ali vê a vitima a agonizar e pedir socorro, mas nesses mesmos instantes como ali presenciei, pessoas fazem o que podem conversam com a vitima lúcida, desviam o trânsito e tal, para saber em sua consciência que ele atendeu ao instinto de salvamento que vinha da sua alma.
Naquele momento o que eu pude fazer foi ligar, pedir socorro, clamar a Deus enquanto eu me segurava para nao tocar naqueles homens e tentar ajudá-los ( como um que aparentava estar broncoaspirando o sangue ) e agora fica aquela duvida no coraçao: "qual atitude eu deveria ter tomado?",seguir os meus instintos de ser humano reforçada por uma técnica de enfermagem quase formada ajudando aqueles homens e tentar salvar alguns minutos de suas vidas até a chegada dos bombeiros ou ser mais consciente e racional e esperar enquanto aqueles homens agonizavam no chão?
Pois é...este é um conflito que todo ser humano vivencia quando diante da emoção e razão!

"Escrito dia 21/03"

Sem comentários:

Enviar um comentário